segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Hospital Regional de Itabaiana vai realizar 151 cirurgias de catarata...

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou de janeiro até julho deste ano, 1.082 cirurgias eletivas. Os procedimentos de focoemulsificação com implante de lente intraocular dobrável (cirurgia de catarata) foram realizados no Hospital de Catolé do Rocha (105 cirurgias), Hospital Regional de Guarabira (182), Hospital Regional de Itabaiana (14), Hospital de Itapororoca (22), Hospital Regional de Monteiro (126) e Picuí (116), Hospital de Solânea (186), Hospital Regional de Pombal (129) e de Sousa (202). 

Mais 2.131 cirurgias serão realizadas em agosto e setembro deste ano, sendo 569 para a região de Guarabira e Solânea, 116 para região de Picuí, 66 para Sousa, 464 para Cajazeiras, 151 para Itabaiana, 73 para Itapororoca, 148 para Piancó e região, 513 para Patos e 31 para a região de Pombal.  De acordo com a subgerente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Selda Gomes, o Governo Federal investiu R$695.726 nas cirurgias que foram realizadas este ano e mais R$1.370.233,00 nos procedimentos que serão realizados em agosto e setembro. 
 
As cirurgias são realizadas pela Rede Estadual de Saúde. “Em cada região de saúde foram identificados dois, três ou quatro municípios que têm capacidade de realizar as cirurgias”, declarou Selda. Ainda segundo ela, o Ministério da Saúde busca reduzir o tempo de espera, zerar as filas no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o número de cirurgias eletivas no país. A cirurgia de catarata é a mais procurada pelos usuários do SUS. Em 2012 foram sete mil cirurgias realizadas na Paraíba. Durante a ação, o paciente passa por uma triagem, avaliação de exames e em seguida ao procedimento cirúrgico.
Sobre a doença
 
– A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino e que começa a aparecer geralmente a partir dos 55 anos de idade. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão e não melhora mesmo com o uso de óculos. O tratamento da catarata, quando a visão não melhora de modo satisfatório com a correção dos óculos, é sempre cirúrgico. 
fonte: SECOM-PB 
 

Anuncio !