domingo, 11 de agosto de 2013

Primeira Conferência do Meio Ambiente acontece em Itabaiana.

Na região do Vale do Paraíba, o volume de resíduos produzidos ainda é alto. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, por dia toneladas de lixo são geradas. Desse valor apenas uma pequena parte é formalmente reciclado. Apesar dos dados, é possível, mediante a participação popular e promoção de debates, avançar na política pública de resíduos sólidos. Itabaiana já deu esse passo com a realização da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, ouvindo a população sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (09/08), no Maison Finesse, localizado no bairro Alto Alegre.
 

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Constitucional Antonio Carlos Rodrigues de Melo Junior, a primeira dama Fabiana Vasconcelos Rodrigues de Melo, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Antônio da Guia de Sousa (professor Carioca), o vereador Lula, presidente do CMDRS (Conselho municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabaiana) Severino Izidro, o seminarista do meio ambiente Rogerio, o engenheiro especialista em resíduos sólidos da SUDEMA Aécio, o presidente da Cooperativa Itamare José Marques de Sousa, subtenente da policia militar Maxsuel de Lima e o representante do projeto cooperar Fabio Oliveira.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o prefeito Antonio Carlos, que em seu discurso manifestou o seu interesse pela ordem ambiental visando uma qualidade de vida melhor para todos, com uma politica de conscientização.

Na oportunidade o presidente da Cooperativa Itamare José Marques de Sousa, declarou. "É um momento muito importante para nós catadores. Quem diria que estaríamos presente em um momento como este de elaboração de propostas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesta conferência esperamos que as propostas facilitem o nosso trabalho. Assim poderemos colocar novamente na cadeia produtiva todo o material coletado", disse.

O palestrante conferencista Dr. Rogerio, na oportunidade que lhe foi conferida, falou acerca da eliminação dos lixões e criação de uma logística que venha beneficiar o município, e salientou que essa é uma oportunidade de tornar publico a lei e a responsabilidade de cada um produtor. E com essa ação conservar o objetivo de proporcionar uma excelente condição de vida a todos, anunciando a preservação do meio ambiente, falou o Dr. Rogerio.

Após a palestra deu-se seguimento a elaboração das propostas pelos participantes dos cinco eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentável, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental. As propostas serão encaminhadas via relatório às etapas estadual e nacional.

 

O secretário Carioca avaliou como positiva a participação da população. "Através das propostas elaboradas nos eixos soluções e caminhos para a implementação de uma política pública de resíduos. Foi um momento fundamental para que de fato, de mãos dadas, construíssemos uma política ambiental nas esferas municipal, estadual e nacional. Tiramos daqui lições para o futuro e ações para o presente", declarou.

Arte Notícia

Anuncio !