segunda-feira, 1 de abril de 2013

Emater prepara agricultor na região de Itabaiana para convívio com estiagem!

No enfrentamento a uma das maiores secas do Nordeste brasileiro, agricultores familiares do Baixo Paraíba têm sido beneficiados com os serviços de assistência técnica e extensão rural da Emater Paraíba, nos 12 municípios que compreendem a região de Itabaiana, por meio de ações de convivência com a estiagem. 
 
Segundos dados da Emater, no ano de 2012 foram liberados mais de um milhão de reais em crédito rural em projetos elaborados e assistidos pela Empresa na região. Este ano, em pouco mais de 40 dias, já foram liberados mais de R$ 250 mil em recursos destinados a ações de convivência com a estiagem, beneficiando dezenas de agricultores familiares.
Além dos recursos disponibilizados para essa ação, a comercialização de ração animal subsidiada pelo governo e a distribuição de sementes de palma resistente à cochonilha do carmim, que vem sendo plantada, têm surtindo efeito. Segundo o coordenador da Regional de Itabaiana, Paulo Emílio Souza, todos os extensionistas foram orientados a executar ações de Assistência Técnica Rural (Ater) e convivência com o semiárido, que reduzam os efeitos da estiagem e possibilitem aos agricultores familiares enfrentar a seca que castiga a região. A construção de catavento, uma prática muito comum no meio rural, tem sido a principal forma de captação de água no subsolo.
 
Uma das tecnologias alternativa de convivência com a seca que está sendo disseminada pela Emater na região é a construção de barragens subterrâneas, técnica de captação e armazenamento de água das chuvas no interior do solo. Sob a coordenação do extensionista da Emater em Gurinhém, Ricardo Pereira de Farias, em parceria com outras instituições, foi realizada uma oficina para construção de barragem subterrânea, com a presença de agricultores familiares de todo o Baixo Paraíba.
 
A barragem foi construída na propriedade do agricultor familiar Daniel Cunha Pessoa, no Sítio Riacho Verde, permitindo a criação de uma vazante artificial onde a umidade do solo se prolonga por longo tempo, chegando até quase o final do período seco no semiárido. Segundo Ricardo, o agricultor poderá cultivar com sucesso os plantios tradicionais de grãos (milho e feijão), mas, também, produzir frutas como manga, goiaba, acerola, além de pastagens e capineiras, em plena área de caatinga e sem irrigação convencional.

Fonte: SECOM PB

UM ATO BOM PARA NOSSA CIDADE APÓS 20 ANOS DE MAU GESTÃO!

Câmara de Vereadores de Itabaiana aprova doação de terreno para construção do Campus do IFPB.

O Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 01, a visita do Prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Rodrigues de Melo, acompanhado de autoridades locais. O objetivo foi entregar o decreto de doação do terreno para a construção do IFPB na cidade e acertar os detalhes sobre a obra.
De acordo com o Professor João Batista o prazo máximo estabelecido para a inauguração do campus definitivo é até o dia 31 de dezembro de 2014. “Mas esperamos estar com tudo pronto antes desta data. A duração média da obra é em torno de 14 meses”, lembrou. A licitação para a escolha da empresa que irá executar a obra deverá ser iniciada tão logo o Instituto estiver de posse da escritura do terreno, que segundo o Prefeito, será entregue dentro de 1 mês.
A ação de desapropriação do terreno foi aprovada no mês de março pela câmara dos vereadores. Para o Prefeito Antônio Carlos, a cidade só tem a avançar com a instalação do IFPB.

 “A construção do campus irá melhorar não só o aspecto da educação como também da economia, através da geração de emprego e renda”, destaca o chefe do executivo, enfatizando também a ampliação das oportunidades para a população jovem e mais carente que não tem condições de estudar em outra cidade.
“Irá abrir novos horizontes para toda a região”, concluiu.
 
Durante o encontro foi apontada a possibilidade do funcionamento do campus em uma instalação temporária, a ser cedida pela prefeitura. No entanto, o assunto será amadurecido em outras reuniões. A princípio há a possibilidade de funcionar em Itabaiana cursos técnicos subsequentes, cursos de qualificação profissional e cursos a distância.
 
Além do Prefeito de Itabaiana , estiveram presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Wellingson Chaves e o vice-presidente Ailson Baiaco, o Secretário de Planejamento Geraldo Marques, o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Sousa Filho, os vereadores Júnior Pacheco e Simeão Rodrigues, o representante do Conselho Rural de Sustentabilidade Severino Isidro e outras autoridades locais.  

A reunião contou ainda com a participação do Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques e do Diretor-Geral do Campus CG, Cícero Nicácio.

Comitiva Itabaiana 

 

 

 

 

Câmara de Vereadores de Itabaiana aprova doação de terreno para construção do Campus do IFPB

FONTE:Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom
Você pode gostar também de:

Anuncio !