domingo, 28 de julho de 2013

Prefeito de Itabaiana vai apresentar livro sobre líder das Ligas Camponesas

O prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos, será o apresentador do livro“João Pedro Teixeira – Um mártir do latifúndio”, que será lançado na cidade em 27 de setembro deste ano. O livro, de autoria do jornalista Nonato Nunes, trata da trajetória de um líder camponês morto por milícias de produtores rurais da várzea do rio Paraíba, atuantes na década de 1960, que combatiam as organizações dos trabalhadores rurais.

 Nonato Nunes entrou em contato com o prefeito através do escritor Agassis Almeida, outro estudioso dos conflitos de classe nos campos paraibanos. “Fiquei surpreso com as ideias do jovem prefeito, um humanista acima de tudo, sensível à preservação da memória de um evento que é parte importante da história da Paraíba, do Nordeste e do Brasil”, afirmou Nonato.

Antonio Carlos encarregou o Secretário de Cultura da cidade, Luciano Marinho, de providenciar o local onde se fará o lançamento, confeccionar os convites e manter os contatos necessários. “Ambos me deixaram a certeza de que estávamos lidando com pessoas de um nível intelectual apurado, e, sobretudo, balizadores de ideais enaltecedores da conduta humana”, elogiou o jornalista Nonato Nunes.

O paraibano João Pedro Teixeira, fundador da primeira liga camponesa na Paraíba, é considerado um mártir da luta pela terra no Nordeste do país, a exemplo do acreano Chico Mendes, que se notabilizou na defesa do seringal e do meio ambiente na região amazônica. João Pedro Teixeira foi assassinado em 2 de abril de 1962, quando caminhava a pé para sua casa em Café do Vento, vindo de João Pessoa onde foi comprar material escolar para os filhos. Três tiros pelas costas, “planejados por Antônio Vítor, Agnaldo Veloso Borges e Pedro Ramos Coutinho”, como confessou o Cabo Chiquinho que praticou o crime com mais dois capangas. Tribuna do Vale

PROJETO PROERD FORMA 286 ALUNOS NA REGIÃO DO VALE !

Através da 12ª REGIONAL DE ENSINO,durante a solenidade (no Itabaiana Clube), estiveram presentes a diretora da REGIONAL DE ENSINO MARIA AUXIALIADORA, CORONEL LINHARES do 8ª BATALHÃO, ainda foram realizadas apresentações culturais e os alunos cantaram com muito entusiasmo o hino tema do Proerd. “o programa, Proerd é a solução, lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”, cantaram, em coro.
 
Familiares, educadores e militares participaram, na tarde da última quinta-feira (25), da solenidade que marcou a formatura de 286 crianças e adolescentes no Programa Educacional de Resistências às Drogas da Polícia Militar da Paraíba, em Itabaiana.
Através de 12 encontros presenciais e com aulas lúdicas, os beneficiados, oriundos de escolas da região, aprenderam a importância de ficar longe das drogas e os prejuízos e males que elas trazem para as famílias. Desde a criação do programa, há doze anos, mais de 85 mil crianças já foram formadas na temática de prevenção às drogas.

Em Itabaiana, esta foi a primeira formatura deste ano e contou com ampla participação das autoridades locais, que elogiaram o programa. “O Proerd é mais uma ferramenta no combate ao vício das drogas, que tem desestruturado dezenas de famílias nesse município”, destacou um dos gestores presentes.

 Premiação – a formatura também foi marcada pela entrega de prêmios (bicicletas) àqueles alunos que fizeram as melhores redação com a temática de combate às drogas. Ainda houve sorteio de brinde e entrega de certificados a todos os alunos que participaram do curso.

Anuncio !